p�gina 4 de 4
| anterior |
Preste aten��o
- N�o vinque a sua correia !
- N�o dobre ou amasse a correia !
- Armazene a correia em local arejado e sem ilumina��o direta !
- Evite armazenar a correia em locais com temperatura elevada !
- N�o Force a correia com chave de fenda no momento da montagem !
- Na montagem, verifique se as polias e os eixos est�o corretamente alinhados !
- Proteja sua correia de produtos que possam diminuir sua vida �til (ex.: �gua, �leos , solupan�, graxa, poeira, e outros) !
1) CUIDADOS AO PROJETAR A MAQUINA:
Verifique todos os dados relacionados ao acionamento a ser projetado :
- Pot�ncia, torque e rota��o e o tipo do motor;
- Distancias entre centros; di�metros dos eixos e polias;
- Se o acionamento tem ou n�o esticadores;
- Se utiliza inversores de freq��ncia ou redutores de velocidade;
- Horas de trabalho e quantas partidas ter� a maquina;
- Se � necess�rio sincronismo ou n�o na maquina;
- Se o acionamento ir� trabalhar horizontal ou verticalmente;
- Se ir� ocorrer poss�veis travamentos na maquina;
- Se existe restri��o quanta a largura, di�metros das polias e correia;
- Restri��o a barulho;
- Contamina��o no local de trabalho do acionamento;
- Se o acionamento tem prote��o contra contamina��es ou n�o;
- Verifique se no local de trabalho do acionamento tem ou n�o contamina��o por produtos que possam diminuir a vida �til da correia (ex.: �gua, �leos , solupan�, graxa, poeira, e outros) !
- A falta de algum dados importante comprometer� a vida �til da correia !
2) CUIDADOS NA MANUTEN��O :
- Alinhe corretamente as polias e eixos !
- Verifique o desgaste das polias (se elas estiverem gastas, troque todas imediatamente) !
- Verifique o desgaste dos rolamentos (se eles estiverem gastos, troque imediatamente) !
3) CUIDADOS DURANTE A REFORMA DE MAQUINAS:
- Trocar todas as polias do acionamento (inclusive esticadores) !
- N�o instale inversores de freq��ncia e redutores de velocidade sem dimensionar corretamente a correia e polias para a nova situa��o da maquina!
- N�o troque o motor atual por um motor de maior capacidade de for�a sem dimensionar corretamente a correia e polias para a nova situa��o da maquina !
ATEN��O !!!
Toda a correia de transmiss�o padronizada nos sistemas DIN ou ISO devem ser marcadas em seu costado (Veja o exemplo):
- Nome do fabricante ou marca fantasia ;
- Pais de origem da correia ;
- Seu c�digo de comprimento ou sua referencia padronizada ;
Questione seu fornecedor quando:
- Receber as correias TOTALMENTE �PRETAS�, sem as informa��es como no exemplo abaixo, e principalmente com sinais de raspagem no costado, deixando a correia sem identifica��o;
- Receber as correias sem as informa��es acima citadas ;
EXEMPLO : CORREIA EM �V� LISA PERFIL / CANAL B
p�gina 4 de 4
| anterior |
|