Ao montar sua correia na m�quina (qualquer tipo de correia)
- N�o force a correia sob a polia com alavancas de chave de fenda, cabos de martelo ou outro tipo de alavanca.
- Ao manter as polias na m�quina, n�o amasse as polias, sejam as polias para correias Perfil �V�, polias sincronizadoras ou outras.
- Retire dos canais ou dos dentes das polias, cavacos, parafusos, restos de antigas correias ou outros �corpos estranhos� que podem danificar ou diminuir a vida �til da correia.
- Ao projetar uma transmiss�o ou reformar uma m�quina/transmiss�o, deixe um espa�o para regulagem entre o centro dos eixos de 10 mil�metros (m�nimo) at� 100 mil�metros.
- A vida �til (durabilidade) de uma polia em geral � de 3 a 5 trocas de correias.
- Quando uma polia da transmiss�o est� gasta, troque todas as polias da transmiss�o.
Polias gastas - como identificar
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Polias para Correias Perfil �V�
- Canais onde encaixam corrreias com pequenas �ondas�.
- Canais com alto brilho, igual a um espelho.
- Pequenos �buracos� nos canais da polia.
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Polias para Correias Sincronizadoras (Dentadas)
- Bordas superiores dos dentes �cortantes�, aparentando o corte de uma faca.
- Dentes com pequenas deforma��es (tortos).
- Dentes com grandes deforma��es.
- Dentes com buracos.
- Alto brilho dos dentes.
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Polias para Correias �Micro V�
- Bordas dos canais dos frisos �cortantes�, aparentando o corte de uma faca.
- Canais dos frisos com alto brilho, igual a um espelho.
- Bordas dos canais dos frisos com pequenas deforma��es (tortos).
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Causas de falhas
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Encaixe correto da correia no canal da polia |
Perfil da correia muito grande; Perfil do canal da polia muito pequeno |
Perfil da correia muito pequeno; Perfil do canal da polia muito grande |
Canal da polia com desgaste |
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Montagem for�ada |
Tens�o insuficiente |
Desalinhamento vertical dos eixos |
Correia dobrada |
Cuidado com o alinhamento!
Polias alinhadas sobre eixos paralelos |
Deslocamento axial entre duas polias |
Desalinhamento horizontal dos eixos |
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Dicas da para melhor conserva��o de suas correias e polias.
- Nunca lubrifique as correias, lubrifique somente as partes m�veis da m�quina (rolamentos, mancais, eixos, etc.).
- Limpe as correias com estopa ou pano seco, nunca utilizando querosene, tiner, gasolina, solupan ou outros.
- N�o utilizar anti-derrapante entre polias e correias.
- N�o utilizar �silicone ou graxa� entre polias dentadas sincronizadoras e correias sincronizadoras.
- Em caso de troca de correias, mantendo as mesmas polias, limpe as polias retirando: cavacos, restos de borrachas ou poliuretano de dentro das polias ou ainda outras impurezas.
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